Infrações mais cometidas em SP são reflexo do comportamento dos motoristas

Levantamento feito em 2015 pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aponta que foram aplicadas 2.806.493 multas na cidade de São Paulo, sendo que as infrações mais cometidas são excesso de velocidade, rodízio, circular em faixa de ônibus, avançar sinal vermelho e parar sob faixas de pedestres.

Atualmente, a infração que mais tem aumentado a prática é a de manusear celular dirigindo, sendo que em São Paulo são aplicadas 320 multas por dia, infração esta gravíssima e punida com sete pontos e multa no valor de R$ 293,47, conforme art. 252 do CTB.

 

Isto demonstra que as infrações são oriundas diretamente do mau comportamento "cultural" dos motoristas.

Celso Mariano, especialista em Educação no Trânsito, afirma que a fiscalização deve ser intensificada, com o intuito de acabar com o pensamento dos motoristas que podem agir errado pois não são flagrados. Segundo ele:

“Não há fiscalização suficiente e, por outro lado, muitas das penalidades previstas se esvaem pelo caminho. Somos tão tolerantes que damos descontos para quem não contesta multa e a paga em dia. Há projetos de lei para parcelamento de multas, empresas que reservam recursos para pagar as multas que seus motoristas irão cometer e, o pior, no âmbito judicial o recado que a sociedade recebe é que dificilmente as penas previstas são aplicadas”.

Fonte: Portal do Trânsito

Contato

Deixe que trabalhamos para você.