Placa Mercosul terá novas regras para uso e troca, define governo

"Além de confirmar na semana passada a continuidade da placa Mercosul no Brasil, o Ministério da Infraestrutura também fará mudanças nas regras para o modelo unificado, atualmente em vigor em sete estados (RJ, AM, BA, ES, PR, RN e RS).

Com isso, o prazo para os demais estados implantarem o novo formato deve passar de 31 de junho (data-limite atual) para 31 de dezembro deste ano.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) finalizou o estudo técnico que avaliou as características do padrão azul e branco e o processo para a sua emissão, como também o nível de segurança na identificação do veículo a fim de diminuir os riscos de clonagem.

>> Governo oficializa mais pontos para perda da CNH e novo prazo de renovação

O resultado foi entregue a representantes dos departamentos estaduais de trânsito (Detran) após reunião que ocorreu em Brasília no último dia 9 de maio, segundo noticiou o site UOL Carros.

Os órgãos têm até a próxima quarta-feira (15) para analisar as propostas do Denatran e fazer eventuais ponderações e sugestões, informou Larissa Abdalla Britto, diretora geral do Detran-MA e presidente da AND (Associação Nacional dos Detrans), em entrevista ao site.

>> CNH em baixa: custo, crise e nova mobilidade tiram interesse de jovens em dirigir

Depois disso, será redigido um texto final que servirá de base para a publicação de uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que altera a 729, de março de 2018.

O estudo elaborado pelo Denatran prevê as seguintes alterações, conforme divulgou o UOL Carros:

Placa Mercosul só em veículos novos
Pela proposta do governo, a placa Mercosul só será adotada em veículos zero km, no primeiro licenciamento. Ou então em casos extraordinários, como furto, roubo ou dano.

Desta forma, não será obrigatória a mudança da placa na transferência de proprietário ou de município/ estado, nem na troca de categoria do veículo, como regulamenta a resolução 729 nos estados em que o sistema está em vigor.

Segundo o Denatran os veículos que já estão equipados com o novo padrão - mais de 2 milhões atualmente - poderão permanecer com o modelo, sem que haja qualquer restrição de uso."

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/placa-mercosul-novas-regras-para-uso-e-troca-define-governo/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados. 

Contato

Deixe que trabalhamos para você.