Quedas nos acidentes de trânsito podem ser percebidas desde que testes de colisão passaram a ser realizados e estimularam as montadoras a melhorarem a segurança de seus carros.
Novos equipamentos de segurança surgiram, começando pelos freios ABS e airbags, passando pelos controles de tração e estabilidade, chegando às avançadas tecnologias autônomas que são capazes de controlar o carro para evitar acidentes. Mas quais são os veículos mais seguros do mundo?
A importância dos testes de segurança
Existem diversas metodologias para observar quais são os carros mais seguros do mundo, mas o que o mercado e a imprensa especializada costumam considerar são as avaliações das organizações não governamentais de segurança no trânsito.
Dentro desse cenário, algumas organizações podem ser destacadas. A Euro NCAP, da Europa, é uma das mais tradicionais. Em sua avaliação, cada automóvel recebe de uma a cinco estrelas, conforme as porcentagens de proteção para adultos, crianças e pedestres, além de uma nota para a disponibilidade de equipamentos de segurança. A Latin NCAP, que avalia os carros vendidos na América Latina, é inspirada nela.
O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) — Instituto de Seguros para a Segurança das Rodovias, em tradução livre — dos Estados Unidos, analisa diversos critérios, desde testes de colisão frontal e lateral, à resistência do teto e a confiabilidade dos faróis.
Cada um recebe conceitos como “bom”, “aceitável” ou “ruim”. Os carros que recebem mais conceitos “bom” ganham o prêmio Top Safety Pick, frequentemente usado pelas fabricantes como argumento de venda. Em comum, todas as organizações realizam testes de colisão utilizando bonecos que simulam o efeito dos acidentes sobre o corpo humano.
Os carros mais seguros nos testes das organizações
Mediante seu histórico de avaliações, o IIHS criou o rankingTop Safety Pick+, que destaca os melhores em cada segmento. Mas a organização explica que as exigências são diferentes para cada categoria (é esperado que um carro compacto tenha menos itens de segurança que um sedã de luxo, por exemplo).
Já na Euro NCAP e na Latin NCAP, todos os carros recebem de uma a cinco estrelas, sem distinções. Na primeira organização, o modelo que lidera os testes em 2021 é o elétrico Polestar 2, que tem cinco estrelas e 93% de proteção para adultos. É grande a quantidade de automóveis que conquista a nota máxima no teste europeu, de modo que as porcentagens são uma espécie de critério de desempate.
Os Mercedes Classe A e CLA se destacaram em anos anteriores, também com cinco estrelas e grande proteção para adultos (96%), mas também para pedestres (92%). Já os automóveis da fabricante sueca Volvo, conhecida por seus equipamentos de segurança inovadores, conquistam altas porcentagens em itens de segurança (95% no XC60 2017, por exemplo) e em proteção para adultos (chegando a 98% em alguns modelos).
No Latin NCAP, a nota máxima começou a ser alcançada apenas em anos recentes, sendo possível listar os modelos que conquistaram cinco estrelas. São eles:
Chevrolet Onix com seis airbags.
Honda HR-V.
Jeep Renegade.
Toyota Corolla com seis airbags.
Volkswagen Polo e Virtus com quatro airbags.
Volkswagen T-Cross, Tiguan e Jetta com seis airbags.
Os Honda Fit e City, assim como o Chevrolet Cruze, conquistaram cinco estrelas na proteção para adultos e quatro para crianças, também sendo destaques positivos nos testes brasileiros. Sendo assim, quem deseja comprar um automóvel que ofereça mais segurança para sua família — e para o trânsito como um todo — tem nesses testes uma fonte confiável de dados para as decisões de compra.
Fonte: IIHS, Euro NCAP, Latin NCAP.
in: summitmobilidade.estadao.com.br